Italo Disco
18/02/2019 11:15 em Discografias

ITALO DISCO

 

   Italo Disco é um termo musical de marketing introduzido em 1983 por Bernhard Mikulski, o fundador da gravadora ZYX Music. Era utilizado para definir a dance music eletrônica italiana da década de 1980. Uma canção tipicamente "italo-disco" era essencialmente feita com sintetizadores em ritmos híbridos disco-eletro, ritmados fortemente sintéticos, cantada em inglês pelos artistas italianos (falantes de inglês não nativos).
Foi produzido principalmente por italianos em meados da década de 1980, percorrendo os anos 90 e ainda sendo referência nos dias atuais.

Este estilo/cena teria sido nomeado por Bernhard Mikulski, para comercializar lançamentos licenciados e inúmeras compilações, embora nem sempre estritamente produções italianas. Assim, o termo é por vezes usado mais amplamente para descrever a "dance music" de fora da Itália e de diferentes épocas e em estilos mais diversos. No site Discogs, os fãs do estilo geralmente preferem limitar o uso do termo a produções italianas dos anos 1980 e material mais novo que é claramente uma homenagem ao som original, embora não haja limites claros.
A música dance eletrônica começou a se desenvolver no final da década de 1970, quando bandas tradicionalmente de ritmo disco passaram a experimentar sintetizadores e outros efeitos eletrônicos em suas músicas (veja por exemplo o grupo Hot R.S. com House Of The Rising Sun/Delta Queen/Slow Blow de 1977 e o francês Baciotti - Black Jack também de 1977). Essa primeira forma de dance eletrônico foi extra-oficialmente chamada de "space disco" (Dee. D. Jackson, Droids, Automat, Space com Magic Fly de 1977), pelo fato das músicas possuírem sons obscuros e um ar de ficção científica. Em breve você poderá verificar estes trabalhos que serão disponibilizados aqui no site Conexão Vintage. Uma das principais influências durante este período foi o produtor Giorgio Moroder.

O auge do movimento foi nos anos 80, com a colaboração de Giorgio Moroder em trilhas sonoras de filmes como "Gigolô Americano", "Scarface", "Electric Dreams" e "A História sem Fim", e o surgimento de grupos como Baltimora, Matia Bazar, P. Lion, Spagna, Gazebo, Righeira, Valerie Dore, Taffy, Fun Fun, Ken Laszlo entre outros.

2000 - V.A. The New Generation Of Italo Disco Vol. 01 -  mp3 = flac

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Imagem Topo